O caminho do Amor:

O caminho do amor está baseado em uma compreensão profundamente enraizada na sabedoria interna, ou seja, que é o medo e o desespero que são capazes de criar a agressão e é a ameaça percebida da impotência, de ser controlado pelo outro, que determina e convida o movimento em direção ao uso da força. Contudo, há sempre um caminho que não é o do medo, nem o da violência e nem o uso de força para que sejam alcançados os objetivos. Tal caminho não pode ser encontrado se a rota usada é a violência, ou quando existe a crença no poder e na força vistos como as únicas formas de vencer o adversário.
O caminho a ser encontrado é o caminho do amor, da compaixão e do respeito pelos direitos e necessidades dos outros, inclusive do adversário. Pois o medo é o maior adversário que temos e a forma habitual de erradicá-lo são as medidas defensivas que mantêm a intenção de destruir o agente ou causa dele. O resultado é a agressão, violência e todas as ações que cometem atrocidades com os demais.
Reconhecer a raiz do medo é saber que o oponente, ainda que equivocado em seus atos, também é um ser humano.O medo apenas será erradicado da consciência quando esta compreensão, vinda de um contato interno e sincero, prevalecer.
Em situações de injustiça, ameaça, violência, raiva, conflito, agressões, ou qualquer situação que lance uma pessoa contra outra, é de suma importância substituir o medo pelo seu oposto, trazendo uma oferta de paz ao inimigo, ainda que seja respondida com escárnio.Mas é preciso muita coragem para admitir que existe um caminho alternativo, um caminho de meio entre os pontos de vistas opostos. Coragem de se rever, de indagar a sua parte nisso ou a de superar o próprio ego, em qualquer situação conflitante. Isso porque não existe certo ou errado, mas visões diferentes que, infelizmente, se colocam rigidamente presentes e impostas ao outro. É preciso coragem para liberar todas as armas do passado que foram usadas para defender a própria posição ou perspectiva, abrindo um espaço para a compreensão de que arma atrai arma, desrespeito atrai desrespeito. Abrir a possibilidade para outros olhares, mas principalmente compreender que somos responsáveis por tudo o que nos diz respeito e, portanto, teremos que arcar com as conseqüências de todos os nossos atos, insanos ou não.
Sim,somos livres para decidir o que quisermos em nossas vidas, contudo, isso não assegura que as escolhas sejam sábias. Muitas vezes agimos de tal forma que ferimos as pessoas com as nossas armaduras. E despir de todas estas coberturas protetoras seria ficar vulnerável, para muitos. É como se saíssemos de nossa zona de conforto e perdêssemos o ar. Entretanto, esta é uma fantasia auto mantenedora. Imaginar que precisamos lutar todo o tempo é não dar espaço para sentir o vento no rosto. Se temos uma postura de lutador, como imaginar a resposta do outro? Voce pode dizer que apenas reage ao outro, o que não é totalmente verdade. O outro pode até nos provocar, mas ainda assim a nossa resposta terá um tom dominante na direção dos fatos.
O caminho do amor, ainda que possa parecer piegas, é o único caminho viável para a extinção de todos os medos, nossos e dos demais. Reagindo de forma mais amorosa ao que interpretamos como provocação de alguém, retiramos o peso de sua resposta. Como reagir a alguém que insiste em devolver com compreensão amorosa? Isso se aplica a pessoas e nações.
Portanto, a proposta ousada e corajosa de alguém diante da vida é buscar sentir seu centro e nele expulsar toda e qualquer reação rígida do passado, entendendo que é apenas medo vestido de herói. O herói aqui só pode ser aquele que não teme demonstrar seus erros e fragilidades. Ousar, vivenciar, compreender! Estes são os ingredientes para encontrar o verdadeiro caminho do meio a que chamo de Caminho do Amor. Boa viagem a todos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *