Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Mestre em Psicologia Social pela PUC-RJ. Possui três formações clínicas: Terapia Rogeriana (sob a orientação de Rogério Buys), Formação para psicoterapeutas (com Luis Fernando Dantas) e Gestalt-terapia (sob orientação de Patrícia Lazarus) e começou a sua prática como psicóloga humanista. É Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, exerce a função de Psicoterapeuta em seu consultório e é professora adjunta do departamento de Psicologia da PUC - RJ. Nesta universidade, ministra aulas, é supervisora clínica no Serviço de Psicologia Aplicada e orientadora de monografias de conclusão de curso. Lecionou em turmas de Pós-Graduação de Psicologia Existencial nas cidades Campos ( Isecensa), Paraná (Universidade de Umuarama Unipar) e Vitória.

A partir das carências sentidas em sua prática clínica e com as orientações dos filósofos Gerd Bornheim e Carneiro Leão, descobriu a importância do existencialismo sartriano. Em 1989, obteve a aprovação de Arlete Ekaim-Sartre, para desenvolver a Psicoterapia Vivencial apoiada nos princípios existenciais de Jean-Paul Sartre.

Escreveu vários livros e artigos (publicados dentro e fora do país) e criou um trabalho de treinamento para psicoterapeutas existenciais que desenvolve até hoje em seu consultório. Por doze anos(1985-1997), presidiu o Núcleo de Psicoterapia Vivencial.

O livro "Trilogia da Existência" é a reunião dos três livros da psicóloga Tereza Erthal sobre o Ser, sua existência e o processo de mudança em terapia. Nesta obra, a autora desenvolve os fundamentos básicos da Psicoterapia Vivencial. Ela reúne, método, técnicas, modelo de atendimento e casos clínicos que são apresentados com o objetivo de demonstrar a dinâmica entre a teoria e a prática.

Os atendimentos, realizados com hora marcada, são destinados a adultos, adolescentes, terceira idade e casal. Os atendimentos com crianças são encaminhados para os terapeutas da equipe especializados nesta área.

© 2012 TEREZA ERTHAL